Posso dizer com sinceridade que viver em São Paulo é uma aventura, e das grandes. Pra começar, vivemos sob um estresse constante, temos horário para chegar ao trabalho, escola, até mesmo ao lazer, como cinema, teatro e até um pic nic no parque (para que consigamos uma mesa em um bom lugar). É assim, e sabemos disso, amamos e odiamos isso.
Amamos porque temos tudo ao nosso alcance, das menores coisas como ir ao supermercado ou à padaria, às maiores coisas como ir de um lado ao outro da cidade pagando apenas uma condução, ou ir a um único lugar e fazer umas dez mil coisas.
Detestamos porque é barulhento, cheio de trânsito, demoramos o mesmo tempo para cruzar a cidade ou para ir ao trabalho que gastamos em uma viagem a Santos no final de semana.
Para mim, SP é ótima, tem exatamente tudo que eu preciso, consigo ir a uma excelente livraria a quinze minutos de ônibus da minha casa!!! É ótimo, não é?! Mas no caminho, me deparo com coisas que irritam os paulistanos durante o dia todo, a semana toda, o mês todo, o ano, e por aí vai.
Hoje, por exemplo, fui à tal livraria, de carro com a minha irmã, mas tive que pegar ônibus depois, e no ônibus há um dos problemas que mais me irritam na cidade: pessoas que simplesmente param na porta do ônibus e não vão descer tão cedo. Elas simplesmente ficam ali, como se ninguém fosse descer, é simplesmente irritante. Pior ainda quando, além de ficarem ali feito burros empacados, seguram-se no sinal, sendo, então, impossível para descer. Daí pedimos gentilmente, 'por favor, dê o sinal para mim?', eles dão, é claro, mas vai saber o que pensam.Eu sei o que eu penso, mas não tenho coragem de falar.
Coragem é o que falta aqui. Coragem de chamar a atenção de pessoas que ficam paradas ocupando todo o espaço de descida de um ônibus, que às vezes é minúsculo. Coragem de parar na faixa de pedestres e deixar que as pessoas atravessem. Coragem de esperar uns minutinhos a mais e esperar o sinal ficar verde. Isso para pedestres e carros!!! É inacreditável a quantidade de pessoas que atravessam o sinal vermelho enquanto há carros passando! falta coragem de reclamar de coisas mínimas como a falta de lixeiras nas ruas! De chamar a atenção daqueles que destroem meios de transportes, de denunciar, de fazer o bem em uma cidade em que impera o caos!
Mas amamos a facilidade de viver nesse caos...até quando? Até que a cegueira que temos uns em relação aos outros nos cegue de verdade, como na obra de Saramago? Só então realmente aprenderemos a viver e a conviver em sociedade?
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário