No último final de semana, fui à Aparecida, aquela cidade em que acredita-se que Nossa Senhora apareceu. Digo acredita-se porque não sou católica, mas respeito as crenças e tenho que confessar que o lugar é impressionante!!
Pra começar a igreja, é enorme, como uma cruz, o púlpito é bem no meio, onde ficam os padres que celebram a cerimônia. Há, ainda, pequenas capelas dentro da igreja, que são impressionantes e lindas, além das salas na parte de baixo, e aqui vou me referir especificamente a duas, uma de promessas e outra que tem uma porção de vestidos de noiva que foram doados à igreja como um tipo de pagamento de promessa, impressionante.
Só senti falta de um belo órgão de tubos, comum em muitas igrejas católicas...
e lá dentro da igreja, há um local em que podemos ver a imagem da santa, dentro de um vitral, de acordo com a crença, esta foi a santa encontrada no rio por pescadores, após encontrá-la, a pesca foi impressionantemente boa.
Bom, o local em si é impressionante, é possível ver a igreja com alguma distãncia pelo fato de ser ela enorme e alta. No estacionamento, que também é enorme, há duas atrações para os turistas: um shopping, que como a igreja também tem formato de cruz, e numa das extremidades, há um aquário, pequeno, mas bem organizado. Há também uma atração que se chama Caminho dos Pastores, e ali, podemos caminhar na direção de onde José e Maria seguram o pequeno bebê Jesus. No caminho, encontramos esculturas dos anjos, dos pastores com suas ovelhas, e dos reis magos (inclusive um camelo em que se pode subir, não que eu tenha tentado). Além disso, há um tipo de parque de diversões, com montanha russa, carrinho bate-bate e coisas afins, para crianças e adultos.
Uma coisa que me impressionou lá foi, é claro, o shopping. Ali podiam ser encontrados, é claro, objetos católicos, como imagens, terços, quadros de Jesus, Maria, da última ceia, entre outras coisas.Porém, pude observar que se vende de tudo ali, brinquedos, roupas, bolsas, e até objetos de outras crenças, como os signos do zodíaco. Então fiquei bem pensando em como se utiliza de tudo para vender, e não só no catolicismo, mas em todas as crenças, em tudo que se realiza no mundo, há sempre coisas sendo vendidas, e pessoas comprando. É claro que isto é o que se espera em uma sociedade capitalista, tudo vira objeto de lucro, ainda que o objetivo principal seja ainda o da adoração e da devoção, aspectos estes aidna muito presentes nos milhares de devotos que seguem em direção à Aparecida todo ano. E estes aspectos são o que há para se admirar ali - é possível ver e até sentir toda a devoção que muitos que vão até este local sentem, e iso foi algo que realmente me impressionou.